domingo, 31 de outubro de 2010

MECANISMOS DA REGENERAÇÃO TECIDUAL

Os processos que são referidos como regeneração em orgãos mamiferos,na maioria,são realmente processos de crescimentos compensatorio que envolve a hipertrofia celular e hiperplasia. Eles restauram a capacidade funcional de um orgão sem reconstruir necessariamente sua anatomia original. A inadequabiliadade da regeneração verdedaira em mamiferos tem sido atribuida a rapida resposta fibroproliferativa e formção de cicatriz após o ferimento.
A regeneração hepática para ilustrar os mecanismos de hiperplasia compensatória,pois esses processos tem aspectos biologicos e clinicos importantes. Outros orgãos,incluindo rim,pâncreas,glândulas adrenais,tireóide e pulmões de animais muito jovens,são capazes tambem de crescimento compensatorio.

                    REGENERAÇÃO HEPATICA

As porções do fígado que permanecem após a hepatectomia parcial constituem um "minifígado" intacto que se expande rapidamente e alcança a massa do fígado original em 10 a 14 dias. O fígado humano também tem uma uma capacidade notável de regenerar-se,como demonstrado por seu crescimento após hepatectomia parcial,realizada pela ressecção tumoral ou pelo transplante hepático de doador vivo. A restauração da massa  hepática é obtida sem o novo crescimento do lobos que foram ressecados na operação. Em vez disso,ocorre o crescimento pelo aumento dos lobos que permanecem após a operação,umprocesso conhecido como crescimento compensatório.
Quase todos os hepatocitos replicam-se durante a regeração hepática após hepatectomia parcial.                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário